Eternal Moonwalk

Dando uma olhada nessa homenagem a Michael Jackson (tá bom eu sei que ninguém agüenta mais ouvir falar dele, mas eu também tenho que dar minha contribuição) me lembrei de Júlia hoje de manhã, me mostrando que estava melhorando no moonwalk. Vou fazer um filmete quando chegar em casa e mandar nossa contribuição ao tributo. É claro que vou postar aqui também.

Fiquei pensando em minha pequena, que aos 6 anos de idade não tinha a menor idéia de quem era MJ e agora canta as músicas dele, dança e até chorou ouvindo a filha do astro no mega enterro. Lembrei de mim na mesma idade em Mar Grande, na Ilha, ao ouvir no rádio a notícia da morte de John Lennon. Ao contrário de Júlia eu já sabia quem eram os Beatles mas não tinha noção da importância daquele cara magrelo de óculos redondo. Vi a tristeza no rosto dos adultos e o montão de notícias a respeito.

Aí voltei mais no tempo e lembrei da morte de Elvis. Não lembro onde eu estava e nem lembro muito bem dos fatos. Só recordo de um especial que passou na TV na ocasião do funeral (pô eu só tinha 4 anos, vc esperava que eu lembrasse mais que isso?), com ele dançando e cantando todo paramentado. Naquele momento eu entendi que Elvis tinha sido um dos grandes.

Depois fiquei pensando nas mortes e eventos que me marcaram a ponto de eu lembrar até hoje onde eu estava e em que circunstâncias, durante a ocasião. Lembrei das seguintes:

Lennon: Ilha de Itaparica, em Mar grande. Quando ouvi a notícia no rádio, estava perto da ponte da lanchinha, comendo um sorvete.

Senna: Estava na aldeia Jaguaribe, tinha dormido na casa de uma amiga e logo pela manhã quem me deu a notícia foi Solovera.

Mamonas Assassinas Estava na rodoviária, em Itabuna, depois de uma viagem a Itacaré e Ilhéus (não me lembro porque fui parar em Itabuna)

Carybé: Tinha acabado de chegar na faculdade, quando um colega que não me lembro quem foi, me falou: -Você viu que morreu aquele artista plástico? Carybé… Corri pra casa de minha avó na mesma hora.

World Trade Center: naquele 11 de setembro eu estava com minha tia Gina, olhando lojas de tecido para meu vestido de casamento e colocando lista de presentes para o chá de cozinha, quando meu irmão Jonga me liga contando do primeiro avião. Depois fui para o trabalho, na SLA, onde passamos o dia monitorando os acontecimentos.

Cássia Eller : Essa morte me marcou muito. Estava em Lua de Mel, no povoado de Águas Calientes, me preparando para subir até Machu Picchu, quando liguei para o Brasil e minha avó me deu a notícia como se não fosse nada. Fiquei arrasada.

São esses os que me lembro agora… Meus avós não entraram na lista, porque como vivi todo o processo ao lado dos dois e estava lá bem perto quando eles morreram.

Update

Conversando com minha amiga Rê, lembrei da morte de Elis Regina: eu estava no maranhão, passando as férias na casa de tia Paloma e no momento da notícia, estávamos, eu e minhas primas (acho que Bruno também foi nessa viagem), na casa de uns amigos dela. Nesse ano de 82 também foram abertas as comportas de Itaipu, destruindo o salto das 7 quedas e esse assunto também era muito comentado no momento. Lembro das duas notícias nos jornais de televisão.

Apideite do Update

Pesquisando um pouco no Google descobri porque eu fiz a ligação entre Elis e Sete Quedas. Em 17 de Janeiro de 1982 (dois dias antes da morte da cantora) ocorreu a queda da ponte Presidente Roosevelt (que ficava sobre os Saltos do Guairá), matando 32 pessoas. A investigaçao apontou para uma dupla causa: primeiro, a falta de cuidado com a manutenção das pontes sob a presunção de que em breve as Sete Quedas seriam inundadas; e depois, o aumento descontrolado da visitação, pois todos queriam ver os saltos antes de seu desaparecimento para a formação do lago Itaipu. então foi isso: os dois assuntos estavam bombando na mídia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s