Bolo Arco-Íris (Rainbow Cake)

3178190119_23c96258d4

Ontem uma amiga querida mandou este endereço para mim.  Quando fui conferir me deparei com um lindo bolo colorido com todas as cores do arco-íris.

Achei idéia interessante, apetitosa e facilmente executável, por isso vou colocá-la aqui no Trapos, com uma livre adaptação da receita (o bolo que a moça gringa fez é diet). Se você preferir, compre uma massa de bolo pronta Só tome cuidado para que seja um bolo branco (ah se vc for usar a mistura de bolo, tente trocar o leite por creme de leite, leite de côco ou então soda limonada, vai fazer toda a diferença no sabor).

O segredo para sua receita ficar tão linda quanto a essas fotos aqui é usar corante gel em vez de líquido (segundo a moça que fez o bolo esse tipo de corante mantem a cor bem mais viva).

Vamos lá?

Ingredientes: (todos em temperatura ambiente)

3178974142_36b620b8a3200 g de manteiga

02 xícaras (chá) de açúcar refinado

04 ovos

03 xícaras (chá) de farinha de trigo

01 xícara (chá) de leite

02 colheres (chá) de fermento químico em pó

Corante em gel nas cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho)

Preparo:

3178973778_e0490f4c38Peneire a farinha junto com o fermento (isso é importante para garantir mais leveza ao seu bolo). Separe as claras das gemas.

Na tigela da batedeira coloque a manteiga, as gemas e o açúcar. Bata por uns 10 minutos até obter um creme clarinho. Despeje esse creme em uma tigela maior e vá alternando o leite e a farinha mexendo delicadamente com uma espátula até a massa ficar bem homogênea (não bata muito nessa estapa, apenas misture). Adicione as claras batidas em neve (ponto firme) fazendo movimentos circulares de baixo pra cima, envolvendo toda a clara na massa, girando a tigela.

Separe a massa igualmente em sete potinhos e em cada um deles coloque um dos corantes (Se você não conseguir as sete cores pode misturar os corantes para chegar lá ou então desencanar e fazer um arco-íris menos colorido. Lembre-se que violeta se faz com azul e vermelho, verde é uma mistura de azul e amarelo e basta colocar um pouco de vermelho no amarelo para se fazer um bonito alaranjado).

3178972250_e880ffc709Unte uma assadeira com manteiga e farinha (a moça do bolo original fez a receita dobrada e colocou em duas assadeiras mudando a ordem das cores) e comece a colocar as massas coloridas. Na primeira cor, use um pouco menos de massa do que nas outras. Use uma colher medidora e vá colocando as camadas no meio da assadeira formando círculos: um dentro do outro. A massa vai se espalhar na assadeira na medida que novas camadas vão sendo colocadas.

3178134117_4f99b76afa

Pré aqueça o forno a 220° C por 10 minutos. Coloque a assadeira e baixe a temperatura pra 180° C. Depois de uns 30 minutos verifique se o bolo já está pronto usando um palito. Se sair limpo então já está assado.

Na receita original tem uma cobertura branca e melenta como um chantilly. Eu imaginei fazer uma de pasta americana, mais lisinha e branquinha, escondendo a surpresa colorida.

Ah, eu ainda não testei essa receita, mas achei tão linda que vou dar uma ligada para minha tia Gina e convidar ela pra fazer essa delícia comigo. Se você por acaso se encorajar, por favor fotografe o bolo e mande as fotos para mim (as deste post são copiadas da receita original).

3178968290_fe484546763178968744_197d28781f

35 comentários em “Bolo Arco-Íris (Rainbow Cake)”

    1. Eu arrisquei e todo mundo AMA esse bolo, mas eu faço ele como cupcake e faço recheio e cobertura de brigareiro, fica bom e lindo. O meu não fica escuro como o da Mi Morais.

      Curtir

    1. Faça com as anilinas e conte o resultado… segundo a moça da receita original, o corante em gel deixa as cores mais vivas… vamos ver, né?
      tire fotos!
      Beijão

      Curtir

  1. maria
    eu n estou tendo sorte c bolos ultimamente
    lembra no cha de bebe?
    1/2 catastrofic…
    ai eu pensei
    quem sabe….
    se vc….
    fizesse[ou manda-se sua secretaria]….
    fazer p dia 19 segunda escala aniversario
    do meu…
    do seu…
    do nosso…
    LINDAO
    ???????
    HEN?
    HEN?
    PRESENTAO ESSE ….

    Curtir

  2. ja tinha visto a receita mas não tentei fazer, dai outro dia resolvi que iria fazer esse bolo pq eu vi a revista que estava falando do bolo mas não achei a receita…. e resolvi procurar na net, e esse foi o melhor site….
    hahahah

    Curtir

  3. Adorei a sua receita , eu ja fiz este bolo 5 vezes , dando aula dele pela bahia e rio de janeiro todos adoraram e usei creme de leite no lugar de leite e fica diferente grato abraço~. Jorge Moura.

    Curtir

  4. fiz o bolo ficou lindo! usei anilina e ficou com umas cores bem vivas ficou colorido e lindo todo mundo amou e facil rapido e bem legal.

    Curtir

  5. Fiz o bolo hoje e ficou ótimo!
    Troquei o leite por creme de leite, e usei 6 corantes em gel e 1 em pó.
    O corante em pó ficou bem vivo, usei o verde em pó. Quanto ao corante em gel, achei as cores lindas no bolo, mas o lilás fica meio forte, quase um roxo escuro.

    A cobertura eu fiz de leite condensado cozido com corante rosa, e joguei estrelinhas comestíveis de enfeite. Chamei ele de Gay Cake.

    A foto do bolo está disponível na minha wall do facebook.
    Obrigada pela ideia e pela receita!!

    Curtir

  6. Maria João, prometo tentar e vou registrar o passo a passo… captei a idéia e vou dar um TOQUE meu, ok??? Torço pra dar certo, mas como sou teimosa, tentarei até dar….kkkk!!!
    Bjão e saudades!!!
    Kellinha ( irmã da Kátia Cilene)
    Três Lagoas – MS

    Curtir

  7. Hoje eu, minha filha e sobrinha fizemos esse bolo colorido, usamos mistura para bolo de baunilha da D Benta, ficou maravilhoso, usamos só 4 cores de corante e fizemos a cobertura de brigadeiro mole e colocamos granulado, ficou super gostoso……aprovadíssimo….Bjos

    Curtir

  8. Oiêe…. eu fiz o bolo, mas como faço pra mandar as fotos?
    só ñ vão esta com mta qalidade, pois tirei do celular… mas da pra ver bem..
    ^^)

    Curtir

  9. Nossa Amei!!! Vou fazer para aminha festa de aniversario, 21 de outubro, na terca dia 23 de outubro eu mando as fotos, ah amei seu blog!!!
    (^,^)

    Curtir

Deixe um comentário