Curiosidades do reino animal

Você conhece a Marula? É uma frutinha amarela, meio ovalada e de polpa doce, originaria da África do Sul e África Oriental. A maioria das pessoas conhece apenas o licor Amarula, feito da fermentação do suco extraído da semente dessa fruta.

A marula é um importante item da dieta do povo Bantu desde seus primórdios, tanto por sua polpa suculenta que pode ser consumida em forma de sucos, geléias e licores, quanto por sua semente com sabor de nozes, rica em gordura e proteína.

Diversas espécies animais também se alimentam dessa fruta e é aí que a coisa fica meio engraçada.

Pense numa árvore acinzentada, com um tronco que pode chegar até 12 metros de altura e que em certa época do ano fica coalhada de frutinhas amarelas.

Vários animais andam pelas cercanias dela esperando que os frutos amadureçam e caiam para que eles possam comê-los. Os macacos e as girafas começam levando a melhor: enquanto uns sobem nas árvores e arrancam as as mais amarelinhas do galho, as outras usam seus pescoços compridos para escolher as mais maduras e comer lá no alto. Bem, eles fazem isso até chegarem os apressados elefantes, que sem ter muita paciência de esperar que as frutas caiam, batem com a cabeça no tronco, sacudindo a árvore e derrubando macacos e marulas para o deleite dos outros bichos que estavam na BE (boca de espera) aguardando sua chance. O chão fica lotado de frutas e várias espécies aproveitam para comer.

Acontece, entretanto, que a árvore é generosa. São muitas frutas pelo chão e todos os bichos juntos não dão conta de acabar com elas antes que comecem a fermentar.

Você sabe o que acontece com frutas fermentadas? Claro: elas desenvolvem teor alcoólico.

Se você pensa que macacos, elefantes, javalis, avestruzes e hipopótamos, entre outros, se dão conta disso, enganou-se: com o passar dos dias eles continuam comendo as frutas meio apodrecidas e ficam completamente bêbados.

Este documentário francês mostra um pouco do que estou contando (você não achou que isso tudo era invenção da minha cabeça, né?)

Outros usos para a marula são:

  • O óleo feito a partir do núcleo da semente pode ser usado como protetor antioxidante da pele.
  • Pode ser usado na fabricação de etanol
  • A casca da árvore pode ser usada no tratamento e na profilaxia da malária.
  • O chá das folhas podem ser usados no tratamento de má digestão.

6 comentários em “Curiosidades do reino animal”

    1. Valeu a honra, amigo… seja bem vindo. Puxe uma cadeira e fique a vontade… Eu e a Lu somos amigas já faz um tempão…

      Curtir

  1. Olá, eu tbém vim atrávés do PdBT, o da Batatinha. Adorei conhecer este boteco vertical e natural! A generosidade da natureza está justamente no fato do boteco ser comunitário, rs. E ninguém pendura a conta! E no final, o reino animal inteiro participa desse rave, rs. Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s