Iogurte Grego

Semana passada, provei o Iogurte Grego da Nestle e fiquei encantada. Além de ter uma consistência mega-máster-blaster cremosa, o bichinho é gostoso de verdade. Dei uma passada no facebook e compartilhei a dica.

Para minha surpresa, uma querida amiga me falou que faz iogurte grego em casa e dividiu a receita comigo. Outros amigos ficaram interessadíssimos na tal receita e pediram que eu mandasse para eles também.

Então aproveitando esse momento em que o Caboclo Postadô está gordo que só ele, e só me deixa escrever falando de comida, repasso pra vocês essa receita que é de utilidade pública.

Iogurte Grego

Primeiro passo

Coloque a quantidade de leite que quiser transformar em iogurte (geralmente eu uso 2 litros de leite desnatado, mas com o leite gordo fica ainda mais delicioso) em uma panela e dê uma aquecida de leve (que dê pra colocar o dedo sem queimar), eu geralmente falo que essa esquentadinha é pra fazer um clima pros bichinhos do iogurte namorarem e se reproduzirem.

Quando o leite estiver no ponto, misture com um potinho de iogurte natural (eu sempre uso o consistência firme, pois acho que o resultado fica mais durinho), cubra com um pano de prato limpo e coloque para passar a noite no forno (apagado, off course). No outro dia pela manhã vc já tem iogurte natural pronto.

Coloque na geladeira pra ficar bem geladinho (eu deixei de um dia pro outro).

Segundo passo

ImagemVocê vai precisar de um escorredor ou peneira grande, um pano com trama frouxa, tipo tecido de fralda, e uma tigela funda para aparar o soro.
Coloque o escorredor forrado com o pano sobre a tigela e despeje o iogurte.
Cubra então com uma tampa , una as pontas do pano dando nó  e deixe escorrer…
De vez em quando tire o soro  acumulado para evitar que enchendo a vasilha ele entre em contato com o iogurte no escorredor.
ImagemDepois de duas ou três horas verifique a consistência do iogurte, quanto mais tempo escorre mais firme ficará.
Conserve em geladeira e use puro ou misturado a geléias, caldas, frutas, doces, acompanhando tortas, ou mesmo pratos salgados.
Este iogurte serve de base para a coalhada síria, basta escorrer mais tempo (cerca de 7 ou 8 horas). Depois tempere com azeite de oliva e sal a gosto, use para acompanhar quibe, tabule,
charuto de repolho ou pratos árabes em geral.

Querida Isaura, grata pela receita, pelas fotos e principalmente pelo carinho. Quem tem amigos, tem tudo.

Anúncios

5 comentários em “Iogurte Grego”

    1. de nada, minha florzinha… eu ainda vou pegar direitinho com a Isaura a receita do sorvete que ela fez com o iogurte e disse que foi sucesso total.

      Curtir

    1. eu também já sabia fazer o iogurte comum e sabia deixar escorrer a noite inteira pra fazer a coalhada seca, que é deliciosa também. Adorei esse meio termo também porque é mais consistente que o iogurte normal e fica melhor pra usar em receitas.
      Beininho Pat

      Curtir

  1. Mary, estava curioso sobre o famoso iogurte grego e depois de ler a sua receita eu conclui que minha mãe já fez varias vezes aqui em casa mas só o chamava de iogurte mesmo. rsrsr Acho que aprendeu com sua tia Luiza. E a qualhada síria eu já fiz aqui em casa também, receita de um vizinho sirio aqui do lado, mas é um pouco diferente da sua. Mas valeu! Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s